Breve histórico das medalhas


Medalha Affonso Fatorelli (1925 – 2005)

Foto: Affonso Fatorelli

Affonso Fatorelli foi Sócio-fundador da Sociedade Brasileira de Catarata e Implantes Intraoculares e seu presidente na gestão de 1983/1985 e membro do Conselho Deliberativo da mesma entidade. Foi também presidente da Sociedade Brasileira deOftalmologia, tendo proferido centenas de palestras econferências por todo o Brasil ao longo de sua carreira.

O nome de Fatorelli está indelevelmente associado à história da extração de catarata pelo método defacoemulsificação em nosso país.

Publicou vários trabalhos científicos, com especial interesse pela cirurgia de catarata congênita, tema de sua tese para Professor Livre Docente da então Universidade do Estado da Guanabara, hoje UERJ.

Na década de 70, durante um congresso na Itália, Fatorelli teve sua atenção despertada pela facoemulsificação, uma nova técnica de extração de catarata apresentada pelo seu criador, Dr.Charles Kelman.

Em agosto de 1975, juntamente com Pedro Moacyr de Aguiar (já falecido), realizou no Hospital Pedro Ernesto, no RJ, o primeiro Curso Prático de Facoemulsificação, com a participação do cirurgião norte-americano Robert Sinskey, ocasião em que foram efetuadas as primeiras cirurgias dessa revolucionária técnica em toda a América Latina.

Affonso Fatorelli faleceu no dia 30 de maio de 2005. É considerado o pai da extração de catarata pelo método de facoemulsificação em nosso país.


Medalha Ednei Nascimento (1952-2007)

Foto: Ednei Nascimento

Sua formação oftalmológica teve início com a Residência na Faculdade de Medicina de Jundiaí. Em 1990, após fazer um curso de Ceratomileusis, deu início ao desenvolvimento de um microcerátomo nacional, que teve grande importância nas primeiras cirurgias de Lasik realizadas em nosso país. Membro atuante na Sociedade Brasileira de Cirurgia Refrativa, tendo sido presidente no biênio 1998-2000, fez escola e muitos que hoje fazem cirurgia refrativa tiveram de maneira direta ou não sua influência.

Falar mais de Ednei Nascimento seria desnecessário, pois quem teve o prazer de conviver com ele e desfrutar de sua sempre sincera amizade sabe bem de quem estamos falando. Sem dúvida a Oftalmologia Brasileira, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Refrativa, colegas, amigos e família, sentem muito a sua falta. Será sempre lembrado.


Medalha Charles Kelman (1930 – 2004)

Foto: Charles Kelman

Charles D. Kelman nasceu no Brooklyn, em Nova York e foi um oftalmologista pioneiro da cirurgia de catarata.

Estudou medicina na Universidade de Genebra, onde obteve seu grau de MD.

Uma das técnicas de cirurgia de catarata que Kelman desenvolveu, foi a facoemulsificação que tornou-se padrão de hoje. Inspirado por ferramentas ultra-sônicos de seu dentista, em 1967 Kelman introduziu a técnica que utiliza ondas ultra-sônicas para emulsionar o núcleo do cristalino do olho para remover as cataratas sem uma grande incisão. Esta nova cirurgia removeu a necessidade de uma internação prolongada e fez a cirurgia menos dolorosa. Ele ajudou a 100 milhões de pessoas a nível nacional. "Dr. Kelman recebeu a Medalha Nacional de Tecnologia do Presidente George HW Bush em 1992, e em Fevereiro de 2004 para foi introduzido no National Inventors Hall of Fame, em Akron, Ohio.

Em 2004, Kelman morreu de câncer de pulmão em Boca Raton, Flórida e ficou conhecido como o “pai da facoemulsificação”.


Medalha José Ignácio Barraquer (1916 – 1998)

Foto: José Ignácio Barraquer

José Ignácio Barraquer Moner era um oftalmologista conhecido por muitos como "o pai da cirurgia refrativa moderna".

Professor Barraquer nasceu em Barcelona, Espanha, em 24 janeiro de 1916 e morreu em Bogotá, na Colômbia em 13 de fevereiro de 1998.

Ele obteve a sua licenciatura em Medicina e Cirurgia pela Universidade de Madrid em 1952 e passou a se especializar em oftalmologia sob a orientação de seu pai, o professor Ignacio Barraquer y Barraquer.

Ele foi fundador e presidente do Instituto Barraquer de América; Fundador e Diretor da Clínica Barraquer em Bogotá; Vice-Presidente do Instituto Barraquer, em Barcelona, Diretor dos Departamentos de Oftalmologia da Clínica Marly eo Lleras Acosta em Bogotá Instituto; autor de diversas publicações nacionais e internacionais científicas; Correspondente e membro honorário de sociedades científicas em circulação no mundo.

Ele foi agraciado com 16 condecorações por governos de vários países, incluindo a Ordem de Afonso X, o Sábio, com a placa sob o título de Comendador (Espanha, 1968); ea Cruz de Boyacá sob os títulos de Comandante e Diretor (Colômbia, 1980 e 1984, respectivamente).

Ele recebeu 17 designações honorários de Doutor Honoris Causa, Cidadão Honorário e Convidado distinto ou Convidado de Honra de diferentes cidades e universidades.

Ele desenvolveu dezenove originais técnicas cirúrgicas.

Realização

Realização

Organizadora

Secretaria Executiva

Agência de Turismo Oficial

Agência de Turismo Oficial

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Platina Max

Alcon

Platina Plus I

zeizz

Diamante

house-of-vision
adapt
abbot
allergan

OURO I

mediphacos
oftservice

OURO II

bauchlomb
bauchlomb
apramed

OURO III

OPTIVISION
ophthalmos

PRATA

RM
techicall
visonline

Apoio

CBO
SBO
Anhembi
BenefícioSP
SPCVB
Turismo SP

XIV Congresso Internacional de Catarata e Cirurgia Refrativa

Anhembi - São Paulo | 01 a 04 de Junho de 2016