Festival de Casos - GAC
NORMAS PARA RECEBIMENTO E SELEÇÃO
- Os Casos Clínicos poderão ser enviados unicamente por oftalmologistas e o autor principal deve estar com a inscrição quitada para o congresso BRASCRS 2025 e ser associado BRASCRS. (*)
- Não há limite de trabalhos por autor.
- A data final para inclusão, edição ou exclusão dos mesmos será dia 02/03/2025.
- Cada Caso Clínico deverá ser submetido apenas uma vez e por um dos autores responsáveis. A inserção de trabalhos em duplicidade acarretará na desclassificação de ambos.
- A cerimônia de entrega dos prêmios ocorrerá em data e local a ser informado.
*Residentes com até 03 anos de graduação estão isentos do pagamento da anuidade.
SESSÕES FESTIVAL DE CASOS – GAC
A apresentação e discussão de casos e complicações cirúrgicas serão realizadas em salas especialmente dedicadas. Os trabalhos serão gravados e inseridos no site da ABCCR/BRASCRS (www.brascrs.com.br), no Grande Arquivo de Casos (GAC). Este importante acervo já contempla mais de 600 casos clínicos e cirúrgicos.
1 - DATA LIMITE
Os trabalhos para seleção devem ser enviados impreterivelmente até o dia 02 de março de 2025, através do site brascrs.iweventos.com.br/brascrs2025
2 – APRESENTAÇÃO
a) Não utilize formalismo científico: introdução, material e método, discussão e bibliografia, etc.
b) Não se preocupe com a revisão científica do caso. Apenas o apresente.
c) Não utilize sua apresentação para ministrar uma aula sobre o assunto! Apresente o caso de forma clara e objetiva e suas chances de despertar a atenção da plateia e de uma possível premiação serão maiores.
3 - TEMPO E FORMATO
O autor deverá apresentar o caso no máximo em 5 minutos. Em seguida, terá mais 5 minutos de discussão sobre o assunto. O tempo total da apresentação será rigorosamente controlado e não deverá exceder 10 minutos. Exceder o tempo implica na perda de pontos de sua nota.
SÍNTESE E OBJETIVIDADE SÃO AS VERDADEIRAS CHAVES DO SUCESSO!
Os casos podem ser apresentados com:
1) História clínica;
2) Imagens (fotos, exames complementares, etc.);
3) Outras formas de preferência do autor, desde que sejam consideradas as tecnologias disponíveis no congresso;
4) O envio deverá ser feito em Power Point;
5) Um dia antes de sua apresentação é necessário comparecer ao Mídia Desk para que seu arquivo seja salvo. Este procedimento é obrigatório e visa a agilidade e qualidade das sessões.
RECOMENDAÇÕES
Pratique previamente. Verifique com antecedência se o número de lâminas e vídeos está confortável para que sejam apresentados no tempo máximo de 05 minutos.
A apresentação dentro do tempo limite demonstrará respeito com os demais apresentadores e contribuirá para a pontuação e premiações.
A divulgação de conflitos de interesse é obrigatória.
É preciso se ater à ética para que não haja uma divulgação desnecessária de marcas. Dê preferência ao uso do nome do medicamento ao invés do nome fantasia/comercial. Ex: Acetato de Prednisolona ao invés de Predfort, Oftpred e Ster.
É vedada a solicitação de ajuda de qualquer pessoa que esteja na plateia no momento da apresentação.
CATEGORIAS DOS CASOS CLÍNICOS
1) Caso de Catarata.
2) Caso de Refrativa.
3) Caso de Córnea.
Um resumo com um máximo de 150 palavras deverá ser enviado para leitura da comissão científica.
Faça-o de forma clara, para que não haja dúvida de que seu caso está inscrito na categoria adequada.
EXEMPLOS:
Caso 01: Categoria Refrativa
Masculino 34 anos, refração + 3,5 - 4,50 cil. Realizado PRK. Pós-operatório imediato com excelente correção. Seis meses após, recuperação integral da refração pré-operatória. Diagnóstico? Conduta?
Caso 02: Categoria Catarata
Feminino 67 anos, catarata 3 cruzes com topografia de degeneração pelucida marginal com astigmatismo topográfico de 9 dioptrias. Conduta?
Caso 03: Categoria Córnea
Feminino 16 anos. Efeito indesejado da aplicação do crosslinking.
CRITÉRIOS DE JULGAMENTO
1) Contribuição científica.
2) Originalidade/objetividade.
3) Qualidade das imagens (qualidade artística).
4) Respeito ao tempo limite de 05 minutos.
Obs: Todos os critérios possuem o mesmo peso.
PREMIAÇÃO DOS MELHORES CASOS DA SESSÃO
A escolha dos ganhadores de cada sessão será por votação do Coordenador, Discutidores e Plateia da sessão através de um sistema online que estará no aplicativo do congresso. Desta forma, o caso ganhador de cada sessão será o que somar a maior média de acordo com as notas estabelecidas.
As notas da votação vão de 01 a 05, sendo 05 a maior.
As notas da mesa (Coordenador e discutidores) possuem peso 70, e as da plateia peso 30.
O prêmio será um troféu, que será entregue ao melhor caso da sessão, independentemente do concorrente ser JOVEM ou MASTER. Teremos, portanto, apenas um campeão por sessão.
CATEGORIAS DE PREMIAÇÃO GERAL
Além da premiação dos melhores das sessões. Os casos com melhores notas da mesa (coordenador e discutidores) passam por uma reavaliação para escolha em conjunto das seguintes categorias:
1) CAMPEÃO JOVEM TALENTO.
2) GRANDE CAMPEÃO DE CATARATA.
3) GRANDE CAMPEÃO DE CIRURGIA REFRATIVA.
4) GRANDE CAMPEÃO DE CÓRNEA.
PREMIAÇÃO INTERNACIONAL
Um júri, escolhido pela Diretoria da BRASCRS, julgará os 06 melhores casos, que serão apresentados posteriormente no Congresso da Sociedade Americana de Catarata e Cirurgia Refrativa - ASCRS 2026.
A seleção dos casos não levará em consideração as notas dos coordenadores/discutidores realizada no congresso. O julgamento será realizado por colegas com experiência em eventos internacionais de discussão de casos desafiadores, que levarão em consideração o fato do caso ser, ou não, interessante para uma plateia internacional.
Os 03 melhores casos ganharão, além do troféu, uma passagem aérea em classe turista para o Congresso ASCRS 2026, que será realizado em Washington, DC de 10 a 13 de abril de 2026. (*)
*A agência de turismo oficial do BRASCRS 2025 emitirá as passagens após o término do congresso, ou disponibilizará um crédito de valor proporcional à cotação efetuada imediatamente após o evento.